Marca norte-americana Erem cria bota sustentável e biodegradável
Erem é um experimento interessante focado na construção de um calçado ecológico do zero.
A marca Erem recentemente lançou uma bota que, mesmo com uma aparência bem parecida com outras botas de trilhas, é totalmente diferenciada. Cada componente do calçado é cuidadosamente escolhido para se biodegradar quando ele chegar ao fim de sua vida.
Enquanto a maioria dos calçados no mercado contém espuma e sola de plástico que não se decompõe, os estilos de botas da Erem são feitos de borracha reciclada, espuma biodegradável feita de milho e algodão orgânico. Ao final da vida útil do produto, o cliente pode devolvê-la à Erem, que desmontará todos os componentes para reaproveitar e reciclar.
Enquanto muitas empresas de calçados tradicionais estão tentando mudar seus sistemas de fabricação e redesenhar seus sapatos para serem mais sustentáveis, Erem é um experimento interessante focado na construção de um calçado ecológico do zero.
O objetivo de Jeff e Noah, fundadores da marca, seria construir uma bota projetada para caminhadas no deserto, usando a tecnologia mais sustentável do mercado, criando calçados feitos com materiais biodegradáveis e também ecologicamente corretos. Embora o plástico reciclado seja muito popular na indústria da moda, a equipe de Erem decidiu ir por outra via.
“Se todas as coisas forem iguais, o poliéster reciclado é melhor do que o poliéster virgem (ou novo)”, diz Noah. “Mas como a maioria dos consumidores não recicla, esse plástico vai parar em um aterro sanitário. Acreditamos que nossa responsabilidade deve se estender além do ponto de venda para o que acontece no final da vida do produto.”
A Erem teve que construir sua cadeia de suprimentos do zero, em vez de se abastecer de fornecedores tradicionais que atendem marcas de calçados. Eles trabalharam com um fabricante para criar uma sola de borracha incorporada com um intensificador de biodegradabilidade que permitirá sua decomposição entre 7 e 14 anos, dependendo das condições ambientais, em vez dos 400 anos típicos das solas de borracha tradicionais.
As botas da Erem são em grande parte construídas por costura de camadas usando linha de linho, em vez de linha de poliéster, uma abordagem que torna mais fácil desmontar a bota para reparos e reciclagem.
A marca convida os clientes a enviarem as botas para conserto e, em último caso, solicitarem uma etiqueta de devolução gratuita para enviar suas botas velhas, ao invés de jogá-las fora. O plano é coletar esses sapatos velhos e desmontá-los e reciclar cada material. Mas a marca também pensou que se os clientes não se quiserem fazer esse processo de devolução e os sapatos forem parar no lixo, os materiais acabarão se decompondo de qualquer maneira.
Para conhecer mais detalhes sobre este projeto sustentável e circular clique aqui.