Get Onboard: Um projeto que reduz o desperdício em viagens.

Get Onboard: Um projeto que reduz o desperdício em viagens.

A empresa PriestmanGoode desenvolveu o projeto “Get Onboard: Reduce. Reuse. Rethink”, que é o resultado de um projeto de pesquisa interna que explorou a questão dos resíduos gerados em viagens.

Seja a trabalho ou por lazer, as viagens fazem parte da vida de milhões de seres humanos ao redor do mundo. Nos últimos anos, este tema está em discussão por conta das emissões de carbono geradas pelos meios de transporte, mas existe também um ponto importante que passa despercebido: os resíduos gerados nessas viagens, em um cenário em que só as viagens aéreas somam cerca de 5,7 milhões de toneladas de resíduos a cada ano.

Pensando nisso, a PriestmanGoode desenvolveu o projeto “Get Onboard: Reduce. Reuse. Rethink”, que é o resultado de um projeto de pesquisa interna que explorou a questão dos resíduos gerados em viagens. Para o projeto, profissionais juntaram sua experiência em aviação, design de produto, pensamento estratégico e materiais futuristas, para repensar um trajeto de viagem usando materiais mais sustentáveis e, com isso, aumentar a conscientização e incentivar uma mudança no comportamento dos consumidores.

Bandeja de refeição sustentável

Um dos principais focos do projeto foi desenvolver uma nova bandeja de refeição, feita inteiramente de materiais biodegradáveis, compostáveis ou comestíveis. Ela foi redesenhada como uma estrutura compartimentada para minimizar o peso, um fator importante para reduzir o impacto ambiental da aviação.

Garrafas de água sustentáveis

Com o levantamento de dados da pesquisa interna, foi possível estimar que, em média, um passageiro pode usar até 10 copos plásticos ou garrafas por voo longos – isso pode chegar a 3.370 unidades de garrafas ou copos plásticos por voo. Para resolver isso, a PriestmanGoode pensou em uma nova garrafa de água feita com materiais biodegradáveis. O formato da garrafa também foi redesenhado para se adequar melhor às viagens e ocupar menos espaço no ambiente de bordo do passageiro. Fabricada em cortiça e bioplástico, a garrafa é reutilizável, fazendo o ciclo da economia circular se mexer.

Por fim, a empresa também explorou uma diversidade de novos materiais baseados em design circular, como o nylon feito de plástico reciclado do oceano, que pode criar novos materiais como tapetes para a indústria de aviação. O beneficio de materiais como esses é que eles podem ser reciclados por um número ilimitado de vezes.

A inovação de materiais está em uma evolução cada vez mais rápida, e novos desenvolvimentos estão tornando a ideia de viagens áreas mais sustentáveis uma possibilidade cada vez maior.