Empresa norueguesa faz ladrilhos com vidros de lixo eletrônicos

Empresa norueguesa faz ladrilhos com vidros de lixo eletrônicos

O projeto de pesquisa intitulado “Common Sands – Forite”, explora a possibilidade de utilizar e reciclar o vidro contido no lixo eletrônico.

A areia faz nossos aparelhos eletrônicos funcionarem, são essenciais para a produção de microchips, cabos de fibra óptica e células solares. Além disso, a areia é o principal ingrediente do vidro, que é utilizado em produtos eletrônicos de consumo, como geladeiras, computadores e micro-ondas. Atualmente, esse é um material pouco reciclado. Ou seja, quando os produtos eletrônicos chegam ao fim de sua vida útil, são simplesmente jogados no lixo da forma incorreta.

O vidro tem excelentes propriedades de material para reciclagem, mas poucos países possuem um direcionamento para processamento eficaz do vidro proveniente do lixo eletrônico. Com base nisso, o escritório norueguês de arquitetura Snøhetta e o Studio Plastique, estão trabalhando em parceria em um projeto de pesquisa intitulado “Common Sands – Forite”, que explora a possibilidade de utilizar e reciclar o vidro contido no lixo eletrônico.

A partir de pesquisas do Studio Plastique, o projeto tem o objetivo de investigar as aplicações potenciais do lixo eletrônico reciclado. Após vários testes, variações e protótipos, a equipe desenvolveu um processo padrão para reciclar componentes de vidro de lixo eletrônico em ladrilhos de vidro.

Usando vidro reciclado, os designers criaram ladrilhos em dois tamanhos diferentes, opacos e transparentes. Cada um exibe um padrão único; e, como resultado, eles são adequados para uma ampla gama de aplicações arquitetônicas, incluindo cobertura de superfícies e elementos de partição semitransparentes.

O projeto “Common Sands” tira proveito das propriedades únicas de composição, cor e estrutura do material residual para dar uma nova vida aos resíduos do vidro que vem principalmente de micro-ondas e fornos. E é um ponto de partida interessante para mostrar como a reciclagem pode ser não apenas útil, mas com uma profundidade estética inspiradora.

Para conferir mais projetos da Snøhetta , clique aqui.

__

Créditos: Imagem Destaque – Desmond Kean / Shutterstock