Lâminas de turbina recicláveis tornam a energia eólica mais limpa

Lâminas de turbina recicláveis tornam a energia eólica mais limpa

Este projeto consiste em imprimir em 3D uma lâmina de turbina eólica de 13 metros, composta por termoplásticos, para permitir a reutilização no final de sua vida.

A energia eólica é uma ótima opção de energia limpa e muito utilizada em diversos países. Mas, apesar de ser uma solução sustentável, ela ainda não é circular. Nos EUA, por exemplo, a maioria das lâminas de turbinas eólicas acabam sendo descartadas em aterros sanitários no final de sua vida útil, o que representa perdas financeiras pela falta de recuperação desses materiais e, principalmente, problemas ambientais. 

Para resolver este problema os pesquisadores do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL) começaram um projeto que consiste em imprimir em 3D uma lâmina de turbina eólica de 13 metros, composta por termoplásticos, para permitir a reutilização no final de sua vida e melhorar a relação de eficiência.

Os projetos atuais dependem de sistemas de resina termofixa que são aquelas que endurecem quando entram em contato com o calor e não podem ser remodeladas. “Uma vez que você produz uma lâmina com um sistema de resina termofixa, você não pode reverter o processo”,  diz Derek Berry engenheiro líder da equipe de pesquisadores. “Isso torna a lâmina difícil de reciclar.”

Ao contrário dos materiais termofixos, os termoplásticos podem ser aquecidos para separar os polímeros originais, tornando-os mais fáceis de reciclar. As peças da lâmina também podem ser unidas usando um processo de soldagem térmica que pode eliminar a necessidade de adesivos, melhorando ainda mais a reciclagem dessas lâminas.

A impressão 3D ajudará a equipe a desenvolver estruturas inovadoras de lâminas de alto desempenho, mais leves e de produção econômica. Se o experimento for bem sucedido, o NREL será capaz de reduzir o peso e o custo da lâmina em 10% e o tempo do ciclo de produção em pelo menos 15%.

Para saber mais, assista ao vídeo a seguir:

__

Créditos: Imagem Destaque – chaiviewfinder / Shutterstock