Um novo material de construção feito de concreto reciclado e CO²

Um novo material de construção feito de concreto reciclado e CO²

Os pesquisadores da Universidade de Tóquio descobriram uma forma de desenvolver um material a partir de concreto reciclado e dióxido de carbono capturado do ar, chamado concreto de carbonato de cálcio.

O material de construção mais usado no mundo é o concreto. Ele é utilizado em elementos que vão desde calçadas e edifícios até pontes; e, ao mesmo tempo, esse concreto é responsável por cerca de 8% do dióxido de carbono emitido para a atmosfera do nosso planeta

Diante de todas as questões climáticas que estão mudando cada vez mais rápido, o material que constrói nossas cidades, países e o nosso mundo é o mesmo que está contribuindo para algo com um poder destrutivo imenso.

Para resolver este problema os pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolveram um novo tipo de concreto, que visa mudar esta direção de destruição. Eles descobriram uma forma de desenvolver um material a partir de concreto reciclado e dióxido de carbono capturado do ar, chamado concreto de carbonato de cálcio.

“Nosso conceito é adquirir cálcio do concreto descartado, que de outra forma iria para o lixo”, diz Ippei Maruyama, professor do departamento de arquitetura da universidade que codesenvolveu o concreto com Takafumi Noguchi. 

O material residual é combinado com o CO² capturado diretamente do ar ou da exaustão industrial para formar o carbonato de cálcio, um material duro que se torna a base do novo concreto. Os pesquisadores sugerem que, com um desenvolvimento futuro, esse tipo de concreto pode ser neutro em carbono ou até mesmo carbono zero.

Arquitetos e designers vêm explorando novas formas de reduzir seus impactos ambientais, bem como estudando formas de reutilizar pedaços de concreto reciclado e de edifícios demolidos. A abordagem de Maruyama e Noguchi de usar dióxido de carbono capturado e concreto triturado desviado de aterros sanitários oferece um novo caminho para a produção deste material de construção chave usando recursos locais e amplamente disponíveis.

Por enquanto, o novo concreto à base de resíduos não tem resistência suficiente para substituir completamente o concreto convencional em projetos de infraestrutura e edifícios de grande escala, mas os pesquisadores sugerem que sua densidade pode ser melhorada para suportar o peso de casas individuais e outros pequenos projetos.

Os pesquisadores esperam construir uma maquete em escala real usando o novo concreto até 2025. Essa abordagem criativa para a produção de concreto poderia ajudar a transformar um dos problemas mais intratáveis do mundo em uma solução climática.

Para conferir mais inovações de economia circular na área de arquitetura e engenharia, clique aqui.

__

Créditos: Imagem Destaque – netsuthep / Shutterstock