Friendship Cabins construídas com centenas de garrafas plásticas

Friendship Cabins construídas com centenas de garrafas plásticas

As primeiras Friendship Cabins foram recentemente instaladas no Peaches Kitchen & Bar, no Brooklyn (em Nova York).

Ainda em tempos de pandemia de COVID-19, restaurantes em diversos lugares do mundo estão estruturas externas feitas sob medida para oferecer experiências gastronômicas mais seguras para seus clientes. No entanto, muitas dessas instalações não abrigam adequadamente a todos, não fornecem conforto térmico principalmente em locais com temperaturas baixas, nem se desmontam facilmente caso seja necessário realizar alguma manutenção na rua.

Pensando nisso, um novo projeto chamado Friendship Cabins resolve todos esses problemas e ainda tem a vantagem adicional de ser feito com materiais reciclados e sustentáveis. O Friendship Cabins foi desenvolvido por pesquisadores do Centro de Arquitetura, Ciência e Ecologia (CASE) do Rensselaer Polytechnic Institute em colaboração com a equipe da Friendship Products.

As primeiras Friendship Cabins foram recentemente instaladas no Peaches Kitchen & Bar, no Brooklyn (em Nova York), sob a supervisão de Josh Draper, professor da Escola de Arquitetura de Rensselaer. Duas cabines foram construídas usando as Friendship Bottles, garrafas plásticas interligadas de última geração, como preenchimento das paredes de madeira das estruturas.

“O jantar ao ar livre é um laboratório para o futuro do design inteligente na cidade de Nova York”, disse Josh. “As Friendship Cabins não são apenas práticas, elas são uma oportunidade para que o CASE reimagine questões acerca de temas como saúde e hospitalidade, lixo plástico e desempenho público na cidade.”

As cabines são um novo uso para um projeto de pesquisa de arquitetura e engenharia em andamento em Rensselaer, examinando a melhor forma de utilizar as Friendship Bottles, produzidas com uma tecnologia patenteada da Friendship Products. Em vez de se unirem aos demais resíduos que flutuam nos oceanos, essas garrafas são projetadas para serem recicladas como materiais de construção. Outra pesquisa da Rensselaer está examinando como as Friendship Bottles podem ser usadas para construir abrigos após um furacão ou outro desastre natural.

“As Friendship Cabins demonstram que as garrafas feitas com essa nova tecnologia podem ser recicladas para criar estruturas úteis e atraentes”, disse Tim Carlson, sócio da Friendship Products.

Móveis e facilmente desmontáveis, as cabines podem ser deslocadas para manutenção nas ruas, ampliadas ou atualizadas. Com capacidade para quatro pessoas se abrigarem confortavelmente, cada cabine é construída com 2.144 Friendship Bottles. Projetados para ventos de 105 mph – de acordo com o código do estado de Nova York para estruturas temporárias –, os módulos das paredes da cabine foram testados mecanicamente em uma mesa vibratória e mostraram ultrapassar a capacidade necessária.

“Aprendemos na pandemia que mesmo com os requisitos de saúde pública e distanciamento social da COVID-19, as pessoas anseiam pela experiência de se reunir para compartilhar comida, conversa, risadas”, disse Craig Samuels, proprietário do Peaches Kitchen & Bar. O coproprietário Ben Grossman disse: “O que começou como uma simples comunicação com a vizinhança se transformou em uma nova forma de servir nossa comunidade por meio do uso mais inteligente do nosso espaço”.