Grasspaper: o papel feito de celulose e… Grama!

Grasspaper: o papel feito de celulose e… Grama!

Usando uma misturas diferentes de grama e celulose, é possível chegar a uma variedade de produtos, como sacolas, papelão, canudos, copos e lenços de papel.

A Creapaper é uma startup alemã focada no desenvolvimento de produtos de um tipo de papel feito de celulose e grama: o grasspaper.

O “papel de grama” é uma mistura composta 50% por grama e 50% por madeira processada. A inovação reduz a necessidade do uso de madeira para produção de embalagens, além de diminuir o impacto ambiental do processamento das fibras em papel.

“Ao visitar uma fábrica de produção de celulose tradicional e ver a enorme quantidade de água, produtos químicos e energia necessários para transformar a madeira em celulose, nosso fundador Uwe D’Agnone decidiu iniciar uma jornada em busca de novos materiais alternativos para a fabricação de papel”, diz Michael Schatzschneider, CFO da Creapaper.

Depois de experimentar vários materiais, de beterraba a folhas de tomate, Uwe descobriu que a palha da grama – transformada em algo que a startup chamou de “graspap” – era uma solução viável que poderia ser usada na fabricação de papel.

Durante o processo de produção do grasspaper, a grama é seca e transformada em feno e, em seguida, processada em porções que são entregues à fábrica de papel.

“O verdadeiro desafio era encontrar uma fábrica de papel disposta a fazer testes reais nas máquinas de fabricação de papel”, conta Michael.

As fábricas maiores não estavam interessadas, mas eventualmente algumas pequenas fábricas de papel familiares concordaram em fazer testes e confirmaram que o processo funcionava.

Após os testes, foi possível comprovar que material pode reduzir o uso de água durante a produção de papel em 99%, além de economizar 97% do uso de energia. A produção de celulose também requer o uso em grande quantidade de produtos químicos (como o sulfato de sódio), que reagem para quebrar as moléculas da madeira; enquanto isso, usar a grama na produção do papel elimina a necessidade do uso desses produtos químicos. Por fim, devido à economia de energia, as emissões de CO2 também caíram em pelo menos 70%.

Também é interessante ressaltar que que a grama tem um crescimento mais acelerado do que as árvores, além de poder ser obtida em praticamente qualquer lugar – seja em fazendas ou até mesmo jardins.

Usando uma misturas diferentes de grama e celulose, é possível chegar a uma variedade de produtos, como sacolas, papelão, canudos, copos e lenços de papel.

Hoje em dia, o custo de produção do grasspaper é mais alto do que a produção do papel comum, porque ele ainda é feito em pequenas quantidades, mas isso pode mudar com uma produção maior, já que a grama é uma matéria prima mais barata do que a madeira.

Recentemente, a Ranpak, uma empresa de embalagens com sede nos EUA, anunciou que está investindo na Creapaper e planeja ajudá-la a expandir sua gama de produtos. Confira mais detalhes a seguir: