Hana: o tênis sustentável feito de resíduos de frutas
A marca italiana ID.EIGHT lançou o tênis sustentável Hana que é composto por plástico e borracha reciclados e resíduos de frutas.
A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo e, nos últimos tempos, vem recebendo muitas críticas por contribuir em grande parte para a cultura da moda rápida. Enquanto isso, práticas não sustentáveis de agricultura também estão prejudicando o planeta. Pensando nesses dois pontos, a marca italiana ID.EIGHT lançou o tênis sustentável Hana.
A marca optou por produzir o Hana sem crueldade e utilizando apenas materiais ecológicos e resíduos alimentício, que são: AppleSkin, obtido a partir da biopolimerização de núcleos e cascas de maçã; Piñatex, feito com resíduos de folhas de abacaxi; e Vegea, obtida a partir da biopolimerização de bagaço na Itália.
Para criar o Hana, a ID.EIGHT se inspirou nos anos 90. Os calçados sustentáveis possuem lycra e malha recicladas para inserir na parte superior, a sola é composta por 30% de borracha reciclada, cadarços e a etiqueta também são feitos de materiais reciclados.
Anualmente, a indústria do abacaxi produz cerca de 40.000 toneladas de folhas e é considerada um resíduo que geralmente apodrece ou queima – trazendo mais poluição do que deveria. Hoje é possível recuperá-los para criar um material biodegradável, com 480 folhas pode-se adquirir um metro quadrado de material. Já no setor vitivinícola mais de 7 milhões de toneladas de bagaço são descartadas todos os anos, cascas, sementes, talos fazem parte deste “bagaço” que hoje é um material forte, sustentável e flexível.
A empresa ID.EIGHT também optou pela embalagem ser sustentável, sendo feita com papelão reciclado e as sacolas de transporte são feitas com pelo menos 80% de polietileno reciclado e são 100% recicláveis.
Para saber mais do Sneaker Hana veja o vídeo abaixo.