Grow It Yourself: O capacete inteligente e biodegradável

Grow It Yourself: O capacete inteligente e biodegradável

O capacete “Grow It Yourself”é um produto sustentável feito de micélios – a parte vegetal de um fungo, – que crescerá conforme o usuário também cresce.

A empresa NOS Design, em parceria com a Polybion, lançou recentemente o capacete “Grow It Yourself”, um produto sustentável feito de micélios – a parte vegetal de um fungo, – que crescerá conforme o usuário também cresce.

Os micélios são as hifas que são fortemente entrelaçadas, tornando-os um material forte e sustentável. A rede de filamentos são aglutinantes naturais e também são autoadesivos na superfície em que crescem. Quando este fungo cresce, ele possui uma textura e forma similares à espuma e, por isso, pode prover amortecimento no momento do impacto.

”Desenvolvemos um capacete que pode ser feito de feno e micélio. É 100% compostável, respirável e resistente a impactos. O capacete reduz o uso de materiais sintéticos em um produto que será descartado em pouco tempo devido ao ritmo de crescimento da criança”, afirma a equipe da NOS Design.

Todo o processo é baseado em elementos biológicos que contribuem no reaproveitamento dos resíduos, o processo de fabricação do capacete Grow It Yourself também envolve as crianças em uma atividade interessante e importante, que as ensina sobre segurança e sustentabilidade ao mesmo tempo.

Como o material do capacete é composto basicamente por cogumelos, o item de segurança é sustentável e biodegradável, e uma alternativa de baixo custo aos materiais comuns, além de possuir propriedades térmicas e resistentes ao fogo. Inclusive, o micélio está sendo usado também na indústria da construção como uma alternativa ao cimento (que é responsável por 12% dos a contribuição de 39% da indústria na pegada de carbono mundial). A fabricação de compostos de micélio também pode ser um catalisador no desenvolvimento de novas bioindústrias em áreas rurais, gerando crescimento econômico sustentável e criando novos empregos. 

A NOS Design é conhecida por seus produtos focados na contribuição positiva com o meio ambiente e este projeto alia a sustentabilidade à atividade DIY que nos recompensa com um produto que podemos usar todos os dias e levará muito tempo para ser descartado.

Leia também: Em um futuro próximo sua casa pode ser isolada por cogumelos