Sea Stone Project transforma conchas em incríveis produtos decorativos
O newtab-22 desenvolveu um processo para transformar as conchas em pó e o chamou de Projeto Sea Stone
Anualmente, cerca de sete milhões de toneladas de conchas marinhas são jogadas fora das indústrias de pesca e aquicultura. Apesar de as conchas serem um material natural, quando são empilhadas em pilhas de descarte, elas emitem odores e são visualmente desagradáveis. Foi aí que Jihee Moon e Hyein Choi, do studio de design newtab-22, viram o potencial para esse desperdício do setor, os transformando em produtos de arte e design de interiores.
O newtab-22 desenvolveu um processo para transformar as conchas em pó e o chamou de Projeto Sea Stone. A partir desse pó, eles adicionam outros materiais naturais na composição, como areia e solo mineral, a conclusão do processo é feita manualmente para evitar o uso de tratamentos químicos, elétricos e térmicos no processo, e garantir produto final mais sustentável. Em sua forma final, o Sea Stone Project fornece um material durável e sólido como a cerâmica ou porcelana, com aparência semelhante a materiais de concreto.
Com uma composição de 90% de carbonato de cálcio, o material é parecido com o calcário natural, por isso Moon e Choi decidiram utilizá-lo de forma similar.
“Buscamos as propriedades benéficas e intrigantes dos materiais, tentando trazê-los para a vida moderna com nosso design. Nosso objetivo é trazer sustentabilidade para a sociedade de forma crítica com o resultado de nosso trabalho. Sugerimos as possibilidades para hoje e amanhã, facilitando experimentos inovadores enquanto segue o aspecto esteticamente agradável da própria natureza.”
Cada peça do produto acabado tem uma aparência única, que varia em tamanho de partícula e cor. Não existem duas peças idênticas, os ladrilhos decorativos resultantes foram usados em pequena escala para produtos de design de interiores, como espelhos, vasos e castiçais.
Além de o projeto Sea Stone ser sustentável e ecologicamente correto, o significado disso tudo também é reduzir os custos de descarte de resíduos e prevenir a poluição marinha E, claro, também significa reciclar um material natural em um produto utilizável e valioso.
Confira mais detalhes do projeto criado pelo studio newtab-22 no vídeo a seguir.