Conheça o cooler com um isolamento feito de cascas de coco
O isolamento tem um desempenho tão bom quanto o isolamento sintético em refrigeradores tradicionais – mas este cooler será biodegradável no final de sua vida.
Os coolers são uma invenção maravilhosa, que nos permite carregar para onde quisermos vários alimentos e bebidas (até vacinas!) refrigerados. Mas, para o meio ambiente, eles podem ser um problema, já que muitos deles são isolados com espuma plástica ou feitos de isopor, e muitas vezes são descartados de forma errada pelos consumidores.
Pensando nesses problemas, a startup Nutshell Coolers redesenhou o cooler, com um isolamento feito de cascas de coco recicladas. Segundo a equipe que desenvolveu o projeto, o isolamento tem um desempenho tão bom quanto o isolamento sintético em refrigeradores tradicionais – mas este cooler será biodegradável no final de sua vida.
A ideia do cooler surgiu ainda na fase de graduação dos dois fundadores da startup: David Cutler e Tamara Mekler. Na época, o projeto começou a ser desenvolvido para ajudar os pescadores nas Filipinas, que lutavam para manter seus peixes frescos. Esses pescadores usavam recipientes de isopor, mas eles não eram tão eficazes, porque estragavam com o tempo. Além de tudo, o isopor não é biodegradável e, se descartado de forma incorreta, libera gases de efeito estufa.
Enquanto David e Tamara dirigiam pelas Filipinas, eles notaram que o país estava cheio de coqueiros e fazendas de coco. Então, eles começaram a explorar pesquisas acadêmicas sobre a planta do coco e descobriram que a casca da fruta tem qualidades isolantes.
“A casca está cheia de bolsas de ar, que retêm o ar e isolam, da mesma forma que o isolamento de espuma funciona”, diz Tamara. “Mas os cocos são biodegradáveis e amplamente abundantes. Nas fazendas de coco, os fazendeiros têm pilhas dessas cascas que simplesmente queimam depois de remover a polpa e a água da fruta. Essa queima produz emissões de carbono.”
Após esse insight, David e Tamara usaram as cascas para criar um sistema de isolamento que era semelhante em tamanho e formato a um recipiente de isopor. Eles também descobriram que podiam tornar a caixa dobrável, tornando mais fácil para os pescadores carregá-la em seus barcos. Essa abordagem também significava que era mais barato e mais eficiente transportar essas caixas pelas Filipinas. Então, os coolers começaram a ser fabricados e distribuídos para os pescadores nas Filipinas por meio de uma empresa chamada Fortuna – que ainda está em atividade.
Após a experiência nas Filipinas, veio a ideia de inovar no design e levar o projeto para os Estados Unidos.
O cooler comporta 24 bebidas, além de bastante gelo. Com seu exterior resistente à água e o interior à prova de vazamentos são feitos de poliéster reciclado. O cooler também é dobrável, para que possa ser facilmente armazenado quando não estiver em uso.
O produto foi lançado na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, e a Nutshell Coolers acredita que o cooler vai fazer sucesso entre os consumidores que se preocupam com a sustentabilidade e também gostam de aproveitar muito tempo ao ar livre. O projeto já arrecadou mais de $ 80.000 em alguns dias e, para saber mais sobre ele, clique aqui.