Uma embalagem feita de algas marinhas que desaparece em sua bebida
A empresa Notpla desenvolveu o protótipo de uma embalagem à base de algas marinhas que se dissolve com pouco esforço e também adiciona nutrientes à bebida do consumidor final.
Para a reduzir o uso de embalagens plásticas, empreendedores desenvolveram o protótipo de um novo design de embalagem à base de algas marinhas, a embalagem não tem gosto, se dissolve com pouco esforço e também adiciona nutrientes à bebida do consumidor final.
Este projeto é da empresa londrina Notpla, que recentemente recebeu um aporte de US$ 13 milhões em uma rodada de financiamento. Com o investimento, a empresa quer expandir embalagens sustentáveis que podem substituir materiais que são particularmente difíceis de reciclar por embalagens que podem simplesmente desaparecer.
Mas a ideia não é apenas substituir o plástico por um outro material, a equipe da Notpla acredita que é possível melhorar o desempenho das embalagens de bebidas como, por exemplo, um chá.
O material também pode ser usado para outros produtos como uma porção de arroz ou um pacote de macarrão, sendo que todo o pacote pode ser jogado na água quente durante o preparo. Além disso, a solução pode ser usada não apenas para alimentos, mas também para itens como tabletes de detergente para máquinas de lavar louça ou roupa.
Atualmente, a Notpla produz essas bolhas comestíveis e biodegradáveis para eventos como a Maratona de Londres ou festivais de música.
Já no comércio de roupas, as peças, que normalmente são enviadas em sacos plásticos finos, podem ser enviadas no material à base de algas marinhas, e o material pode ser feito com detergente embutido para que toda a embalagem possa ser jogada na máquina de lavar para a primeira lavagem.
Durante os últimos meses, a Notpla vem trabalhando em protótipos de uma nova embalagem, aumentando a produção e a nova rodada de investimentos ajudará a acelerar a industrialização deste produto.
Confira mais detalhes do projeto no vídeo a seguir.