Restool: Uma cadeira impressa em 3D feita com resíduos de copos de iogurte

Restool: Uma cadeira impressa em 3D feita com resíduos de copos de iogurte

O projeto tem o objetivo de mudar as perspectivas do plástico reciclado.

O estúdio de design Delo, com sede na Rússia, está explorando criações com plástico reciclado. Sua nova invenção é a Restool, uma cadeira impressa em 3D feita com resíduos de plástico da produção de copos de iogurte. O projeto tem o objetivo de mudar as perspectivas do plástico reciclado e elevá-lo a um material que se pareça com a madeira ou o metal.

A Restool é composta por duas partes: um assento confortável e uma base de metal, que são fixadas com parafusos. A estrutura pré-montada e a possibilidade de empilhar as cadeiras tornam os produtos mais fáceis de entregar e fáceis de guardar. A Delo também está estudando a possibilidade de produzir a base de metal com materiais reciclados para tornar o design o mais sustentável possível.

Para produzir a Restool, a Delo utilizou uma impressora 3D criada pelo Eburet Studio, uma empresa de São Petersburgo especializada em reciclagem e reaproveitamento de plástico.

Com o projeto, a Delo visa criar um objeto tecnologicamente avançado, e não apenas um item pensado para ser exclusivamente conceitual. Por isso, a Restool é projetada para ser produzida em massa, com o mínimo de danos ao meio ambiente.

“O que queremos enfatizar é que os objetos feitos de plástico reciclado não são uma ideia abstrata ou distante, mas uma nova parte da realidade em que vivemos”, explica o time da Delo. “Acreditamos que, em um futuro próximo, os objetos feitos de matérias-primas secundárias serão comuns e difundidos em locais públicos e privados.”

__

Créditos: Imagem Destaque – New Africa / Shutterstock