5 curiosidades sobre a nova Greener Store da Starbucks, em Shanghai

5 curiosidades sobre a nova Greener Store da Starbucks, em Shanghai

A Shanghai Greener Store foi projetada para reduzir o desperdício, reaproveitar recursos e servir como uma plataforma para inovações futuras.

Em 2021 a Starbucks, maior rede de cafeterias do mundo, está comemorando seu 50º aniversário. Atualmente, a empresa está investindo em uma expansão de lojas mais sustentáveis, (conhecidas também como Greener Store) para ajudar a reduzir seu impacto ambiental e acelerar o movimento global em direção a um futuro mais sustentável.

A Starbucks tem mais de 2.300 Greener Stores nos EUA e no Canadá e começará a usar a estrutura fora da América do Norte para atingir sua meta de construir e reformar 10.000 Greener Stores globalmente até 2025. Com padrões baseados em desempenho que incorporam design e se estendem por toda a vida útil de uma loja, as Starbucks Greener Stores na América do Norte reduziram o consumo de energia em 30% em comparação com as demais lojas da empresa. Isso equivale ao consumo de eletricidade de mais de 30.000 residências por ano. Além disso, tecnologias de ponta tratam e conservam água, reduzindo o uso anual de água em mais de 30%, economizando quase 6 bilhões de litros de água anualmente.

Enquanto isso, 90% das lojas operadas pela empresa adotaram práticas circulares e de desvio de resíduo, incluindo reciclagem, compostagem, além dos projetos Grounds for Your Garden e Starbucks FoodShare.

Recentemente, a Starbucks abriu sua primeira Greener Store fora da América do Norte, em Xangai, na China. Mantendo o foco na Economia Circular, a Shanghai Greener Store foi projetada e construída para reduzir o desperdício, reaproveitar recursos e servir como uma plataforma para inovações futuras.

Conheça 5 coisas que os clientes podem fazer na nova Greener Store da Starbucks, Shanghai, aberta ao público desde 30 de setembro de 2021.

1. Desfrutar de um menu plant-based cheio de variedades

Na Shanghai Greener Store, mais da metade do menu é baseado em vegetais. Ao contrário de outras lojas Starbucks, o leite de aveia é usado como opção padrão para a maioria das bebidas. A Starbucks também lançou duas novas bebidas à base de plantas, disponíveis por tempo limitado – Salted Caramel Breve e Salted Caramel Flat White. A loja oferece uma variedade de alimentos à base de plantas, incluindo a estreia de 15 novos itens no menu. Uma variedade de pães à base de plantas, wraps, sanduíches, saladas, bolos e doces estão disponíveis para os clientes a qualquer hora do dia.

2. Reutilizar seu copo Starbucks quantas vezes quiser

Para incentivar os clientes a fazerem a sua parte pelo planeta, a loja oferece um novo copo reutilizável Grande. Os clientes podem comprá-lo por 15 RMB (cerca de R$13) ao pedir bebidas para consumo on-the-go. Fabricado em polipropileno (PP), o design do copo reutilizável é inspirado no tradicional logotipo da Starbucks. Os clientes também podem levar seus próprios copos e garantir um desconto de 4 RMB (cerca de R$ 3,50).

3. Visitar o “Circular Lifestyle Lab”

Um “Circular Lifestyle Lab” (ou, em português, Laboratório de Estilo de Vida Circular), localizado dentro da loja fornece uma plataforma para dar destaque a obras de arte que usam a sustentabilidade como tema central. O lançamento da iniciativa é uma colaboração com a Faculdade de Design e Inovação da Universidade de Tongji em uma exposição intitulada “Prosperidade Orgânica”, apresentando instalações de arte criadas por meio do uso criativo de borra de café e outros materiais residuais. A loja também vai receber palestras e workshops para inspirar o público a conhecer as possibilidades futuras de desenvolvimento sustentável.

4. Reutilizar materiais de outras lojas Starbucks

Na Shanghai Greener Store, os clientes encontrarão vestígios de outras lojas Starbucks de toda a China. A loja usa madeira recuperada de reformas de outras lojas Starbucks incluindo a bancada do Experience Bar, os degraus da arquibancada, bem como maçanetas, que foram feitas de madeira recuperada da loja localizada no distrito de Taikoo Li Sanlitun.

5. Encontrar novos usos para o pó de café

Pela primeira vez em uma Starbucks da china continental, os grãos de café da loja serão reciclados. Uma parte da borra de café será usada como fertilizante na horta fora da loja e em fazendas localizadas nos subúrbios, enquanto o restante será embalado como brinde para os clientes.