Mobilidade circular: Conheça ZUV, um triciclo elétrico impresso em 3D
O ZUV é um triciclo composto por 70kg de resíduos de embalagens plásticas provenientes de supermercados.
Criado por EOOS NEXT, o braço de design social do estúdio austríaco EOOS, o ZUV é um veículo de emissão zero, que pode ser impresso em 3D localmente, em vez de ter que ser fabricado em um lugar específico e enviado pelo mundo. O protótipo do ZUV foi encomendado para a exposição da MAK Climate Care como parte da Vienna Biennale for Change 2021, um evento que combina arte, design e arquitetura, com o objetivo de gerar ideias criativas e projetos artísticos para ajudar a melhorar o mundo.
O ZUV é um triciclo composto por 70kg de resíduos de embalagens plásticas provenientes de supermercados. Criado em colaboração com a empresa de manufatura aditiva The New Raw, o veículo foi pensado para ser fabricado em qualquer lugar do mundo, o que permitiria aos usuários imprimir em 3D o chassi de polipropileno em um laboratório de fabricação com impressão robótica em grande escala.
Após isso, os clientes poderiam ir a qualquer oficina de bicicletas para montar um motor e acoplá-lo em sua posição predefinida, bem como o guidão, os freios e três rodas. Isso permite que componentes individuais sejam reparados e substituídos perto de casa para estender a vida útil do veículo. E, ao final de sua vida útil, o chassi poderia ser triturado e reimpresso para formar outro ZUV.
“Queríamos desenvolver algo focado na produção local e acessível”, disse Harald Gründl, fundador da EOOS. “Por causa dos altos custos de mão de obra na Europa, quase todo quadro de bicicleta é produzido na Ásia. Mas queremos ter uma unidade de produção local do ZUV em todas as cidades do mundo. O que imaginamos é uma economia circular de mobilidade.”
Até o próprio processo de impressão 3D foi projetado para minimizar o desperdício, já que The New Raw usa maquinário personalizado construído a partir de um robô industrial em desuso.
Apesar de seu design compacto, que pesa apenas 100kg, o ZUV pode transportar dois adultos em seu banco, junto com duas crianças (ou uma quantidade equivalente de carga, na caixa de transporte na frente). Com isso, os criadores do veículo esperam que ele possa ajudar pessoas a se locomoverem (e transportar coisas mais pesadas) por viagens de curta distância.
“Um veículo leve tem a vantagem de precisar de menos esforço de produção, mas também usa menos energia para transportar pessoas. Quanto mais sustentável você quiser fazer um sistema de mobilidade, menos peso ele deve ter.”, acrescentou Harald Gründl. “A reutilização de plásticos pós-consumo já é um grande passo em busca da redução das emissões de carbono. Cada novo veículo será, de certa forma, neutro em carbono, desde que a impressora 3D seja operada com energia proveniente de fontes renováveis.”