Evento Mercado Circular acontece em 4 e 5/12 em São Paulo.
“O Mercado Circular nasceu como reação à necessidade de reaproveitar as “coisas” que já existem e estão paradas nas casas, indústrias, ruas, caçambas – e principalmente – lixões e aterros sanitários que envenenam nosso ecossistema.”
Você sabia que cada brasileiro gera 1Kg de lixo por dia, sendo que apenas 0,5% é compostado e menos de 2% é reciclado? E que todo ano produzimos 10 bilhões de toneladas de materiais que são descartados e que poderiam voltar a circular na cadeia produtiva?
Sim, pensar para onde vai e qual o destino do nosso descarte diário é mais do que necessário – faz-se urgente em 2021. Foi a partir do impacto que tiveram diante destes dados alarmantes que a dupla de empreendedoras e articuladoras socioculturais Karine Rossi e Tatiana Weberman resolveram criar o Mercado Circular, em parceria com a Associação dos Permissionários do Mercado de Pinheiros, que tem estreia oficial nos dias 4 e 5 de dezembro em São Paulo, no Mercado Municipal de Pinheiros, que acaba de completar 50 anos de história.
O evento vai reunir artesãos que criam a partir de reuso, projetos de second hand e inovações do universo da circularidade, além de palestras e rodas de conversa sobre as premissas da economia circular, shows, cinema, oficinas (programação cultural gratuita). O projeto vai além do evento físico – a etapa 2 será criar uma plataforma de educação, orientação e relação entre quem descarta e quem pode usar o descarte. A coleta de dados para esse “match” será iniciada durante os dois dias de evento.
Economia circular é um conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos que já existem e são mais duráveis, recicláveis e renováveis. O Mercado Circular tem por objetivo promover a mudança de pensamentos e atitudes sobre o descarte incorreto do “lixo”.
A dupla esteve debruçada no último ano em pesquisas e articulações para a realização do evento que lança e marca o início deste projeto, que além de fomentar a economia circular, tem como propósito implantar em equipamentos públicos (como o Mercado de Pinheiros), ações de transformação efetivas (como a destinação correta do excedente, por exemplo) com o respaldo da inciativa privada. Sobre a iniciativa as sócias explicam: “O que você gera é excedente, não é lixo. Lixo é rejeito (o papel higiênico, o descarte hospitalar…). O nosso propósito principal é conseguir gerar reflexões nas pessoas sobre o reaproveitamento das coisas”, completam Karine e Tatiana.
“O Mercado Circular nasceu como reação à necessidade de reaproveitar as “coisas” que já existem e estão paradas nas casas, indústrias, ruas, caçambas – e principalmente – lixões e aterros sanitários que envenenam nosso ecossistema. Todas as “coisas” que se encontram sobre a Terra precisaram de matéria-prima que (na maioria dos casos) poluíram as águas, as terras ou os ares em seus processos de extração. Depois, poluíram novamente no processo de fabricação, poluíram de novo na distribuição…E depois de tudo isso, a “coisa” não serve mais e é jogada fora!”- ressalta Karine Rossi, uma das fundadoras do Mercado Manual – Festival da Cultura Feita à Mão, que aconteceu na Pinacoteca de SP e Museu da Casa Brasileira até 2020.
“Continuamos sustentando um sistema econômico linear, no qual consumimos e depois jogamos fora todo tipo de material, sem nos preocupar onde aquilo vai parar, se vai causar algum dano ou se pode ser vendido e gerar renda. Precisamos parar de nos enganar: não existe fora! A maioria das coisas que são descartadas pode ser reaproveitada e se transformar em matéria prima de uma outra “coisa”. Não podemos mais esgotar recursos naturais para produzir e depois criar montanhas de resíduos descartados de forma tóxica e criminosa” – completa
Já estão confirmadas para o evento a participação de expositores de diferentes segmentos da moda, acessórios, design para casa e utilitários, entre eles: MyBasic, Achados de Brianti, Vincenta Perrota, Leandro Castro, Comas, Desembala, Envolve, Juliana Vadopchem, Limonada, Maré Relógios, Maria Baruffi, Poema Store, Primeira Folha, RatoRói, Re Baggs, Sacola Tropical, Ton Ze Toys, Turtle Mask, Ybyra e Zoez Calçados.
Cumprindo com o objetivo de educar e promover a mudança de pensamentos e atitudes a cerca da Economia Circular, a iniciativa preparou uma programação especial de palestras, rodas de conversas, oficinas sobre reuso e reaproveitamento, diálogos a cerca de inovação, shows, cinema, intervenções artísticas e de moda. Haverá durante os dois dias exibição do premiado filme “Descarte”, de Léo Brant, com a presença do diretor.
A primeira edição do evento recebe o apoio da Orit – uma empresa second hand de joias e relógios. Ao final, fica o questionamento e convite do Mercado Circular: “Até quando vamos apenas nos preocupar, sem fazer nenhum movimento para transformar? Venha com a gente circular a economia. É urgente. É possível. Precisamos começar!”. Eis a convocação da dupla inquieta e com fôlego de transformação. Vamos juntes?!
Programação Completa
Dia 4/12 – Sábado
11h – Oficina Viva o Ciclo Vivo – Comer, Compostar, Cultivar por Renata Mourao do Loah Terra: Com patrocínio da plataforma de conexão de vizinhos Tesouros do Bairro, a Loa Terra vai vai oferecer ao público, uma ação educativa com dicas de compostagem, alimentação sustentável e agricultura urbana, além de oficinas gratuitas de horta para crianças.
Duração: O dia todo. Vagas: livre.
11h30 – Palestra “Minicurso Resgate de Orquídeas” por Oh!quidea: O pessoal do OH!Quidea vai falar sobre economia circular, relacionando-a com orquídeas resgatadas (plantas espalhadas sem cuidadores pela cidade). Duração: 40min. Vagas: livre. Local: Deck.
13h – Oficina Trama Manual de retalhos por Maria Barufi: A estilista de upcycling Maria Barufi vai ensinar a fazer uma trama com tecidos origninados do descarte para levar para a casa e usar de várias formas (apoio de prato, toalhinha, etc). Tecidos oferecidos pela estilista. Duração: 1 hora. Vagas: 10. Local: Arena.
15h – Palestra “Como a floresta se regenera com você? Caminhos ocultos de um mundo circular” por Rafael Puglisi: A Ybyrá integra a preservação da biodiversidade, a gestão especializada de resíduos orgânicos e o desenvolvimento de tecnologias agroecológicas com o empoderamento das comunidades locais. Ao longo do evento, oferecerá canal aberto de diálogo, baseado em seu trabalho em cadeia produtiva circular. Duração: 1 hora. Vagas: livre. Local: Arena.
16h – Palestra “Preprensar para criar sentido” Com Mercedes (Meka), da Re Baggs: Meka vai contar sobre como uniu seus valores com sua marcar Re Baggs que cria, desenvolve e produz acessórios feitos com tecidos que estão parados em estoques, com grandes chances de serem descartados. Duração: 1 hora. Vagas: livre. Local: Arena.
17h – Conversa sobre o filme Descarte e a economia circular com Leonardo Brant (diretor) e Vicenta Perrota: Conversa com o Leonardo Brant, diretor do filme Descarte sobre sua experiência ao fazer o doc, e artista/estilista Vicenta Perrota, uma das principais personagens do filme. Duração: 1 hora. Vagas: livre. Local: Arena.
18h – Exibição do Documentário: Descarte (Leo Brant): Se você se incomoda e quer compreender toda a complexidade do sistema de gestão dos resíduos sólidos de uma maneira lúdica, positiva, a partir de boas práticas, venha assistir o filme DESCARTE, ao lado do seu diretor Leonardo Brant, no telão dentro do Mercado de Pinheiros. Duração: 1 hora. Vagas: livre. Local: Arena.
Dia 5/12 – Domingo
13h – Palestra “Orit conta sua história: terceira geracão atuando em secondhand”: Membros da Orit vão contar sobre a história da empresa – há 3 gerações trabalhando com secondhand de joias e relógios. Duração: 40 minutos. Vagas: livre. Local: Arena.
14h – Palestra “Design para a Inovação de materiais e produtos mais circulares e sustentáveis” com Flávia Vanelli / Estúdio RatoRói: Bate-papo com o Estúdio RatoRói sobre alguns cases inspiradores de como o design aliado a novas tecnologias e insights de circularidade pode contribuir para um futuro mais sustentável. Duração: 1 hora. Vagas: Livre. Local: Arena.
15h – Show Trupe Canta por Trupe Pé de Histórias: A Trupe pé de histórias faz um passeio pelas canções tradicionais e contemporâneas do universo infantil e brinca com alguns personagens conhecidos das crianças, fazendo um paralelo com os circularidade das mensagens culturais. Duração: 45 minutos. Vagas: Livre. Local: Deck.
16h – Palestra “Oricla – desafios e aprendizados para sistematizar o upcycling têxtil” com Augustina Comas: Agustina Comas vai apresentar Oricla – solução criada para sistematizar a criação e produção de novos tecidos, feitos mediante upcycling, a partir de resíduos têxteis gerados na fase do corte em confecções. O tecido foi originalmente desenvolvido pela marca Comas em 2016 e hoje, em parceria com a marca Rani, do grupo industrial T.Christina, o processo está sendo prototipado para escalar. Duração: 1 hora. Vagas: Livre. Local: Arena.
17h – Conversa sobre o filme Descarte e a economia circular com Leonardo Brant (diretor) e Rafael Henrique, dos Recicleiros: Conversa com o Leonardo Brant, diretor do filme Descarte sobre sua experiência ao fazer o doc e Rafael Henrique, um dos principais personagens do filme. Duração: 1 hora. Vagas: Livre. Local: Arena.
18h – Exibição do Documentário Descarte (Leo Brant): Se você se incomoda e quer compreender toda a complexidade do sistema de gestão dos resíduos sólidos de uma maneira lúdica, positiva, a partir de boas práticas, venha assistir o filme DESCARTE, ao lado do seu diretor Leonardo Brant, no telão dentro do Mercado de Pinheiros. Duração: 1 hora. Vagas: Livre. Local: Arena.
Para acompanhar mais detalhes dos eventos do Mercado Circular clique aqui.