Um container aconchegante e sustentável às margens do Lago de Tiblíssi
A empresa MUA Architecture & Placemaking projetou um ambiente usando containers às margens do Lago de Tiblíssi, na Geórgia.
A empresa MUA Architecture & Placemaking projetou um ambiente usando um container às margens do Lago de Tiblíssi, na Geórgia. Localizada a apenas 20 minutos do centro da cidade de Tiblíssi, o local foi pensado para servir como um ambiente relaxante onde a equipe do escritório de arquitetura pode recarregar as energias sempre que precisar.
O Lago de Tiblíssi é um lago artificial que está no mapa da cidade desde 1953. Durante o verão, a área é frequentemente visitada pelos locais e torna-se um centro de pesca e esportes aquáticos.
A arquitetura usando containers é uma parte significativa das pesquisas e projetos que a MUA realiza na arquitetura moderna, uma vez que a substituição de materiais de construção tradicionais por caixas de aço pré-fabricadas compactas de segunda mão possui muitos aspectos positivos: é ecologicamente sustentável, adequada para reutilização, econômica e, uma vez que é “pré-fabricada”, requer tempo mínimo de construção.
Chamado de Getaway Place, o espaço possui 12 metros de comprimento e o projeto ainda conta com uma área externa projetada com redes e cadeiras de descanso, além de banheiros. ducha e espaços de armazenamento.
A parte interna do contêiner é um espaço compartilhado e compreende uma pequena cozinha, uma mesa de trabalho e uma sala de estar. Para finalizar, grandes portas de correr permitem que o interior e o exterior se misturem, criando uma plataforma aberta e acessível com vista para o mar.