Como empresas podem contribuir com a Economia Circular?
Essa pode ser uma forma interessante e inovadora de acelerar a implementação de soluções sustentáveis em grandes setores.
A Economia Circular tem o objetivo de beneficiar o meio ambiente, as empresas e a sociedade como um todo. Ao contrário da economia linear, a Economia Circular cria produtos para que eles durem; eliminando o desperdício e reduzindo a poluição, através de medidas que priorizam a durabilidade, a reutilização e a reciclagem dos materiais.
Reduzir, reutilizar e reciclar. Juntos, esses princípios representam uma solução poderosa para problemas como as mudanças climáticas e para desafios econômicos globais. Investir em Economia Circular pode ser uma ideia interessante para as empresas que querem acelerar a implementação de soluções sustentáveis, principalmente quando falamos sobre os principais setores que têm o potencial de gerar um grande impacto em nossa sociedade.
Saiba como os 4 setores que mais movimentam a economia mundial podem contribuir com a Economia Circular gerando um impacto positivo no meio ambiente e em nossa sociedade:
Construção Civil: Proporcionar renovação ecológica e modernização de edifícios; melhorar a infraestrutura de reciclagem de materiais de construção.
Plásticos: Oferecer alternativas inovadoras e embalagens recicladas; melhorar a infraestrutura de coleta, triagem e reciclagem.
Moda: Criar modelos de negócios de aluguel e revenda de roupas; melhorar a infraestrutura de coleta, triagem e reciclagem.
Alimentos: Apoiar a transição para uma agricultura regenerativa, apoiar destinação de alimentos excedentes e a coleta e redistribuição da subprodução.
De acordo com a instituição britânica Ellen MacArthur Foundation, a Economia Circular pode reduzir 40% das emissões globais de CO2 fazendo uso mais eficiente de produtos e materiais em setores cruciais como cimento, aço, plástico e alumínio.
Investir em Economia Circular contribui de forma positiva com o meio ambiente, ao mesmo tempo que promove um crescimento econômico sustentável, através da criação de empregos nos setores industriais, apoiando pequenas e médias empresas, e economizando com custos de materiais para bens de consumo de movimento rápido. Tudo isso contando com mais inovação para o desenvolvimento tecnológico, melhoria de materiais e eficiência energética.
A economia linear baseia-se em consumo e desperdício infinito de recursos finitos. Por fim, à medida que mais pessoas e empresas abraçarem a oportunidade transformadora de focar na estruturação de uma Economia Circular, as próximas gerações poderão desfrutar dos benefícios econômicos, ambientais e sociais de uma nova era.
Para saber mais sobre Economia Circular, confira todas as publicações do Mundo Circular.